IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

BHP reporta alta no lucro e diz que deve deixar negócio de xisto nos EUA

22/08/2017 13h38

SYDNEY (Reuters) - A BHP Billiton, maior mineradora do mundo, reportou uma alta no lucro subjacente para o ano todo nesta terça-feira e disse que pretende deixar seu negócio de fraco desempenho de óleo de xisto e gás nos Estados Unidos, agradando a acionistas descontentes que pediam a venda do segmento.

A gigante de mineração anglo-australiana, que está sob pressão do fundo de hedge Elliott Management para rever seu investimento no petróleo e aumentar o retorno de acionistas, foi beneficiada por uma recuperação no mercado de commodities industriais.

A empresa gerou mais dinheiro do que em alguns anos do boom de mineração, reduziu a dívida líquida em quase 10 bilhões de dólares, para 16,3 bilhões de dólares, e triplicou seu dividendo final para 0,43 dólar por ação.

O lucro subjacente de 6,7 bilhões de dólares ficou abaixo das expectativas de 7,4 bilhões de dólares, segundo uma pesquisa da Thomson Reuters, mas o mercado focou na menor dívida e na determinação da companhia em deixar o setor de xisto nos EUA.

"A dívida líquida parece muito impressionante...então o dinheiro parece ter sido aplicado para desalavancagem", disse o analista da Shaw and Partners, Peter O'Connor.

(Por James Regan; reportagem adicional de Barbara Lewis, Sonali Paul e Anusha Ravindranath)