IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar cai ante real com investidores animados com Eletrobras e à espera de TLP

22/08/2017 10h05

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar caía ante o real nesta terça-feira, com os investidores animados com a proposta de privatização da Eletrobras, que pode ajudar nas contas públicas e ainda atrair recursos estrangeiros, e aguardando a votação em comissão para a criação da Taxa de Longo Prazo (TLP) no Congresso Nacional.

Às 10:04, o dólar recuava 0,30 por cento, a 3,1588 reais na venda, já tendo batido 3,1476 reais na mínima do dia. O dólar futuro tinha queda de cerca de 0,20 por cento.

"O mercado brasileiro reage de forma positiva a essa intenção de diminuir a intervenção do Estado sobre a economia", comentou a SulAmérica Investimentos em relatório.

Na véspera, o Ministério de Minas e energia anunciou que vai propor a venda do controle da estatal de energia, cuja fatia total é avaliada em cerca de 12 bilhões de reais.

À Reuters, o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, disse que a venda do controle da Eletrobras pode gerar arrecadação de até 20 bilhões de reais à União.

Os investidores estavam ainda na expectativa pela votação da medida provisória que cria a TLP em comissão mista do Congresso. Ela também é considerada fundamental para o ajuste das contas públicas ao reduzir o subsídio dos empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

"A forte possibilidade da aprovação da TLP pode garantir o viés de baixa do dólar", comentou a Correparti em relatório.

Além disso, a votação servirá como um teste político ao governo do presidente Michel Temer no Legislativo.

No exterior, o dólar operava com leves oscilações ante divisas de países emergentes, como os pesos chileno e mexicano, mas subia ante de uma cesta de moedas.