IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BCE enfrenta lacunas no entendimento de novas realidades, diz Draghi

23/08/2017 07h18

LINDAU, Alemanha (Reuters) - A política monetária não convencional é um sucesso, mas lacunas no entendimento de ferramentas relativamente novas continuam existindo, afirmou nesta quarta-feira o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, alertando contra respostas precipitadas à nova realidade.

Enfatizando a necessidade de estudo rigoroso, Draghi disse que os bancos centrais precisam avaliar cautelosamente suas medidas de política monetária, abrindo mão da defesa de abordagens obsoletas ao mesmo tempo em que reconhecem lacunas em seu conhecimento sobre como as novas políticas funcionam.

As declarações de Draghi foram dadas no momento em que o BCE é confrontado por uma economia em que o crescimento robusto é acompanhando por inflação anêmica. É uma combinação que tem levantado questões sobre a validade de doutrinas mais velhas sobre a inflação, sua relação com o emprego e a capacidade dos bancos centrais de afetar o aumento dos preços.

"(John Maynard) Keynes geralmente é citado dizendo 'quando os fatos mudam, eu mudo meu pensamento. O que você faz senhor?'", disse Draghi. "Bem, para as autoridades, não é tão simples, e estudos nos ajudam a decidir se uma mudança nos fatos merece uma resposta de política monetária ou, como dizemos, devemos olhar além disso."

"Precisamos estar cientes das lacunas que ainda permanecem em nosso conhecimento", disse Draghi, em um discurso que não discutiu a atual política monetária.

(Reportagem de Angelika Gruber)