IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar tem leves oscilações ante real com expectativa por votação de TLP na Câmara

24/08/2017 10h04

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar registrava leves oscilações ante o real nesta quinta-feira, com as atenções dos investidores mais uma vez voltadas para a Taxa de Longo Prazo (TLP), cuja votação está prevista para esta manhã na Câmara dos Deputados.

Às 10:03, o dólar recuava 0,21 por cento, a 3,1355 reais na venda, depois de cair 1,22 por cento na véspera. O dólar futuro tinha baixa de cerca de 0,10 por cento.

"O placar de ontem da comissão mista foi considerado confortável, aumentando a confiança entre investidores na aprovação", escreveu a CM Capital Markets em relatório.

A medida provisória que cria a Taxa de Longo Prazo (TLP) foi aprovada na véspera por 17 votos a favor e 6 contra em comissão mista no Congresso Nacional, placar que pode indicar alguma força política do governo para próximas matérias.

A medida é importante para ajudar o governo a ajustar as contas públicas, uma vez que vai substituir a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) nos empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e terá menores subsídios.

"(A aprovação da TLP) gera confiança dos investidores no avanço das demais medidas propostas pelo governo, leia-se reformas política e da Previdência", segundo a Correparti Corretora em relatório.

A reforma da Previdência é considerada essencial para o ajuste das contas públicas no longo prazo. Mas, para ajudar antes disso, o governo também tem adotado outras medidas, como a ampliação do programa de concessões, incluindo o aeroporto de Congonhas e a Casa da Moeda, além da Eletrobras, que já havia trazido euforia aos investidores.

Os investidores também monitoravam o comportamento da moeda norte-americana no exterior, onde tinha leve alta ante uma cesta de moedas.