IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cade aprova sem restrições incorporação de ativos da Cemig pela Taesa

25/08/2017 10h35

SÃO PAULO (Reuters) - O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a incorporação pela transmissora de energia elétrica Taesa de fatias antes pertencentes à Cemig em três empresas de transmissão --Transleste, Transudeste e Transirapê.

A Taesa, que tem como principais acionistas a mineira Cemig e a colombiana Isa, irá assumir participações de 25 por cento na Transleste, 24 por cento na Transudeste e 24,5 por cento na Transirapê.

Segundo parecer do Cade, divulgado nesta sexta-feira, as empresas informaram que o negócio visa a concentrar os ativos de transmissão de energia da Cemig em um único veículo, a Taesa.

"A iniciativa é justificada pelo intento de otimização da atual estrutura organizacional da Cemig, com vistas à redução de custos e à ampliação dos níveis de retorno de seus acionistas. Intenciona, do mesmo modo, a elevação dos níveis de eficácia e de rentabilidade da Taesa", explica o órgão de defesa da concorrência.

De acordo com o Cade, a transação não tem potencial de geração de efeitos concorrenciais adversos para o mercado de transmissão de energia.

(Por Luciano Costa)