IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Grupo coreano CJ paga R$450 mi por 90% da Selecta, do setor de soja

25/08/2017 12h13

SÃO PAULO (Reuters) - O grupo coreano CJ adquiriu por 450 milhões de reais 90 por cento da Selecta, empresa com sede em Goiânia (GO) que negocia e processa soja, de acordo com comunicado divulgado pela empresa.

O CJ comprou uma participação de 60 por cento da empresa chilena Corpesca, com opção de aquisição de mais 10 por cento em dois anos, e outros 30 por cento de acionistas minoritários.

"O projeto de investimentos no Brasil compõe o plano de investimentos mundial da CJ, com objetivo de se tornar um dos maiores grupos de alimentos e ingredientes do mundo", afirmou a empresa em nota, que passará a se chamar CJ Selecta.

Nesta sexta-feira será realizada em Goiânia uma cerimônia com a presença do CEO global do CJ, Chul Ha Kim, para celebrar o acordo.

O plano de investimentos do CJ para o Brasil inclui ampliar em 50 por cento a produção industrial da Selecta, que tem atualmente uma capacidade de esmagamento de 700 mil toneladas de soja por ano, além de estabelecer uma estrutura de negócio para a fabricação de proteína de soja concentrada e de farelo de soja fermentada.

Além disso, a "CJ Selecta poderá, em futuros investimentos, expandir seu portfólio para áreas como suíno, frango e peixes", informou o CJ, em nota.

A Selecta iniciou as atividades no Centro-Oeste brasileiro, em 1984, com a produção de sementes de soja e outros produtos agrícolas, e, aos poucos, se tornou também importante fornecedora de insumos e compradora de grãos para exportação.

Em 2009, inaugurou uma planta industrial de esmagamento de soja em Araguari (MG), mas manteve sua sede e estrutura de negócio em Goiânia.

(Por José Roberto Gomes e Ana Mano)