Bolsas

Câmbio

Setor de varejo pressiona índices acionistas europeus com preocupações sobre competição

MILÃO (Reuters) - Novas preocupações relativas a competição atingiram a Ahold e outras empresas de varejo nesta sexta-feira, com a força do euro pesando sobre os mercados acionários europeus no momento em que os discursos de membros de bancos centrais na reunião em Jackson Hole entraram em foco.

O índice FTSEurofirst 300 caiu 0,14 por cento, a 1.470 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 perdeu 0,12 por cento, a 374 pontos.

A alta entre as ações dos setores financeiro e de mineração não foi suficiente para sustentar o STOXX, que passou a maior parte da sessão em território positivo mas fechou em queda. O índice de blue-chips da zona do euro recuou 0,2 por cento.

A Ahold caiu mais de 6 por cento depois que a Amazon disse que vai cortar os preços de uma série de produtos conforme finaliza a aquisição da Whole Foods Market.

As ações do supermercado holandês, que tem forte presença na costa leste dos EUA, chegaram a cair 7,6 por cento, para o menor nível em 16 meses, a maior queda entre as ações europeias.

"Os cortes de preços da Amazon aumentam as pressões de preço que já existem nos EUA", disse o analista do Grupo AFS Jauke de Jong.

O STOXX passou a recuar conforme o euro avançou e o dólar caiu depois que a chair do banco central dos Estados Unidos, Janet Yellen, não fez referência à política monetária do país em seu discurso no simpósio em Jackson Hole.

Os investidores permaneceram cautelosos antes do discurso do presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, após o fechamento do mercado, mesmo não sendo esperada nenhuma nova mensagem de política monetária.

"Draghi certamente não dirá nada sobre o programa de compras de títulos do BCE, que deve terminar em setembro", disse o analista do London Capital Group Ipek Ozkardeskaya.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,08 por cento, a 7.401 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,11 por cento, a 12.167 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,17 por cento, a 5.104 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,08 por cento, a 21.746 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,12 por cento, a 10.345 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,58 por cento, a 5.165 pontos.

(Por Danilo Masoni e Kit Rees)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos