IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Supremo abre inquérito contra ministro Blairo Maggi com base em "megadelação" de seu ex-vice

25/08/2017 16h37

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), abriu inquérito contra o ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PR), sob a acusação de liderar um esquema de corrupção e desvio de recursos públicos na época em que foi governador do Mato Grosso.

O pedido de investigação foi requerido pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, com base na megadelação premiada feita por Silval Barbosa, ex-governador do Estado e que foi vice de Blairo Maggi no segundo mandato dele (2007 a 2010).

No pedido de instauração de inquérito, Janot afirmou que havia três núcleos nítidos no esquema. O primeiro era formado por agentes políticos e servidores públicos; o segundo por operadores financeiros; e o terceiro, por empresários responsáveis pelo pagamento de propina aos agentes públicos, com base em recursos do Estado e de irregularidades na concessão de benefícios fiscais.

"Entre os agentes políticos, destaca-se a figura de Blairo Borges Maggi, o qual exercia incontestavelmente a função de liderança mais proeminente da organização criminosa", disse o procurador-geral da República, no pedido.

A assessoria de imprensa do ministro foi procurada e informou que está preparando uma nota oficial.

(Reportagem adicional de Lisandra Paraguassu)