IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Yellen diz que regulações financeiras fortaleceram a economia e que mudanças têm que ser modestas

25/08/2017 11h17

Por Howard Schneider e Jonathan Spicer

JACKSON HOLE, Estados Unidos (Reuters) - As reformas implementadas após a crise de 2007 a 2009 fortaleceram o sistema financeiro sem prejudicar o crescimento econômico, e qualquer mudança futura deve continuar modesta, disse a chair do banco central dos Estados Unidos, Janet Yellen, em sua defesa mais completa das regras implementadas após a Grande Recessão.

      "A literatura sugere que as principais reformas que implementamos aumentaram substancialmente a resiliência sem limitar indevidamente a disponibilidade de crédito ou o crescimento econômico", afirmou a chair do Federal Reserve na conferência anual de bancos centrais em Jackson Hole.

Algumas mudanças em regulamentos individuais podem ser justificadas, disse Yellen, mencionando especificamente o possível relaxamento do limite da regra Volcker sobre negociação de ações dos bancos, além de um maior relaxamento das regras que se aplicam aos bancos médios e pequenos. Medidas podem ser necessárias, concordou ela, para melhorar a liquidez em partes do mercado de títulos, embora esse sistema permaneça "robusto".

    No geral, a chair do Fed disse que "qualquer ajuste no quadro de regulação deve ser modesto e preservar o aumento da resiliência" em um sistema financeiro que ela disse ser agora mais capaz de enfrentar os choques futuros.

Ela não mencionou a política monetária em suas declarações.

    Mas as declarações dela são uma mensagem forte para o Congresso e uma administração da Casa Branca que tem que pedido a inclusão de algumas regras na lei Dodd Frank e que outras regras sejam aliviadas, argumentando que elas desaceleraram a economia.

(Por Howard Schneider e Jonathan Spicer)