IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Governo pode antecipar concessão de aeroportos e privatização da Eletrobras, diz Meirelles ao Globo

27/08/2017 12h42

(Reuters) - O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse em entrevista ao jornal O Globo divulgada neste domingo que o governo pode acelerar a privatização da Eletrobras e as concessões de alguns aeroportos para ajudar a fechar as contas de 2017.

Meirelles afirmou ainda que a proposta de reforma da Previdência é “o plano A, B e C” do governo, mas admitiu que, se ela for desidratada pelo Congresso, a equipe econômica vai avaliar medidas alternativas que não dependam do quórum necessário para aprovar uma proposta de emenda constitucional (PEC).

"Podemos discutir com o Congresso medidas que tenham outro tipo de quórum. Mas não temos ainda um plano. Foi uma colocação conceitual. O que temos é uma proposta de reforma que foi aprovada pela comissão especial da Câmara. O país vai ter que enfrentar as consequências caso não seja aprovada uma reforma aceitável", disse o ministro.

Nesta semana, o governo anunciou pacote de privatizações e concessões, sendo que a Eletrobras é o principal ativo desse pacote. [nL2N1L91JB]

No sábado, Meirelles havia dito que “é factível concluir esse pacote até o fim de 2018”. [nL2N1LC0L5]

Caso o leilão de usinas da Cemig seja cancelado, o ministro admitiu que o governo pode antecipar as concessões e outros processos de privatização que, segundo ele, podem gerar "recursos até superiores ao que está orçado".

"Podemos trabalhar com maior celeridade com a “descotização” das hidrelétricas da Eletrobras. Há um leque de alternativas", declarou Meirelles, descartando o aumento de impostos.

O ministro disse também que a privatização dos Correios ainda não está na mesa para discussão.

(Por Tatiana Ramil, em São Paulo)