IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Aliança Renault-Nissan desenvolverá carros elétricos com chinesa Dongfeng

29/08/2017 16h16

PEQUIM/PARIS (Reuters) - A aliança Renault-Nissan anunciou planos para fabricar carros elétricos na China em uma parceria com a Dongfeng Motor, juntando-se à disputa de montadoras globais para atender às rígidas cotas de Pequim para veículos não poluentes.

O projeto, eGT New Energy Automotive, desenvolverá um mini utilitário esportivo elétrico para entrar em produção em 2019 pela Dongfeng, disse a aliança. A Dongfeng já montou veículos tradicionais com a Nissan e a Renault.

A China, maior mercado automotivo do mundo, quer que os carros híbridos ou totalmente elétricos representem ao menos um quinto das vendas de veículos no país até 2025.

A aliança Renault-Nissan até o momento lidera a implantação de carros elétricos modernos, graças ao Nissan Leaf, lançado em 2010, e ao subcompacto Renault Zoe, lançado dois anos depois. Mas a liderança está sendo desafiada pela Tesla e outras rivais da indústria.

Este movimento "confirma nosso compromisso comum de desenvolver veículos elétricos competitivos para o mercado chinês", disse o presidente do conselho da aliança, Carlos Ghosn.

A declaração não incluiu detalhes financeiros nem sobre produtos. Entretanto, Ghosn já discutiu anteriormente planos para "mudar o jogo" com um carro elétrico de baixo custo com preço abaixo de 8 mil dólares.

(Por Norihiko Shirouzu e Laurence Frost)