IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

CAE aprova indicação de dois servidores para diretoria do BC

29/08/2017 11h47

SÃO PAULO (Reuters) - A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira a indicação de Maurício Costa de Moura e Paulo Sérgio Neves de Souza, servidores de carreira, para a diretoria do Banco Central.

Souza, que é chefe do departamento de Supervisão Bancária desde agosto de 2015, foi indicado para substituir Anthero Meirelles na diretoria de Fiscalização. Ele é formado em Economia pela PUC de São Paulo e entrou no BC em 1998. Antes disso, trabalhou no Banco do Brasil.

Moura, atualmente chefe de gabinete do presidente do BC, Ilan Goldfajn, foi indicado para o lugar de Luiz Edson Feltrim na diretoria de Administração. Ele tem bacharelado em Administração pela Universidade da Amazônia e é mestre na área pela Fea-USP, entrando no BC em 2003.

Ambos receberam 14 votos favoráveis e 1 contra na comissão. As indicações ainda terão de passar pelo plenário do Senado.

Em suas falas, os indicados mantiveram o discurso recente do BC de que a economia brasileira está se recuperando de maneira gradual e sobre a necessidade das reformas e ajustes.

"Para que a recuperação econômica sustentável ganhe tração é preciso dar continuidade ao processo de fortalecimento do mesmo tripé macroeconômico que fomentou desenvolvimento econômico e social em passado recente: controle da inflação, câmbio flutuante e responsabilidade fiscal", afirmou Moura.

"No lado fiscal, é necessário avançar com as reformas e ajustes na economia para colocar as contas públicas em ordem", acrescentou.

Souza também ressaltou que a confiança dos agentes econômicos tem melhorado e que as ações do governo e do próprio BC permitiram um processo sólido de redução da inflação e ancoragem das expectativas, permitindo redução da taxa básica de juros.

"Após dois anos de recessão, dados recentes confirmam o cenário de estabilização da economia e mostram perspectivas de retomada gradual da atividade", acrescentou ele.

(Por Patrícia Duarte)