IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ibovespa cai com embolso de lucros após dados dos EUA e persistente cautela com política

30/08/2017 13h41

Por Gabriela Mello

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa paulista recuava nesta quarta-feira, com participantes do mercado aproveitando para embolsar parte dos lucros recentes, enquanto aguardam novidades no campo político brasileiro e digerem indicadores melhores que o esperado nos Estados Unidos.

Às 13:40, o Ibovespa caía 0,74 por cento, a 70.801 pontos. O giro financeiro somava 3,66 bilhões de reais.

O indicador rondou a estabilidade nos minutos iniciais do pregão, mas depois passou para o território negativo, alinhado à abertura mais fraca das bolsas norte-americanas.

Entre os fatores que influenciam a bolsa paulista nesta sessão, operadores citaram os dados mais fortes de criação de vagas no setor privado e o Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA, que segundo eles reforçam as expectativas de elevação do juro norte-americano e migração de recursos para a maior economia do mundo.

No front doméstico, sem grandes notícias corporativas, a atenção se volta para Brasília, particularmente para as votações no Congresso da Medida Provisória que cria a Taxa de Longo Prazo (TLP) e das novas metas fiscais para 2017 e 2018.

Os investidores também estão de olho na provável nova denúncia contra o presidente Michel Temer, que deverá ser apresentada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, nos próximos dias.

"Hoje o mercado está em compasso de espera, está todo mundo com receio do Janot soltar algo a qualquer momento", comentou Ariovaldo dos Santos, gerente da mesa de Bovespa da Hencorp Commcor.

Na véspera, Janot enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o acordo de delação premiada do empresário Lúcio Funaro para homologação pelo ministro Edson Fachin, relator da operação Lava Jato na corte. A colaboração de Funaro pode ser usada em uma nova denúncia contra o presidente Michel Temer.

Para o analista da Infinity Asset Management Jason Vieira, a ausência de Temer, que está em viagem à China, também deixa os investidores mais apreensivos.