BCE discutirá redução cuidadosa de estímulo, não um fim abrupto, diz Nowotny
ALPBACH, Áustria (Reuters) - O Banco Central Europeu (BCE) discutirá como dar início a um cuidados fim de seu programa de compra de ativos, afirmou o membro do Conselho do BCE Ewald Nowotny nesta sexta-feira.
Falando a repórteres durante uma conferência, Nowotny acrescentou que não vai exagerar ao avaliar os ganhos recentes do euro contra o dólar.
"A questão não é se devemos pisar nos freios (sobre o programa) de forma abrupta", disse Nowotny sobre as compras de ativos de 2,3 trilhões de euros do BCE, que devem acontecer até o final do ano.
"Mas como iniciar a normalização de forma cuidadosa. Essa é a discussão sensata."
O BCE se reúne na próxima quinta-feira e prometeu decidir neste final de ano se prolongará as compras de ativos ou se começará a reduzi-las.
Em relação à alta de 13 por cento da moeda única contra o dólar neste ano, Nowotny disse: "Eu não vou exagerar ou dramatizar esse acontecimento."
Segundo ele, há pouco espaço para o BCE elevar os juros já que a inflação está baixa. "Enquanto tivermos taxas baixas de inflação...não vejo perspectiva para juros mais altos."
A inflação na zona do euro subiu para 1,5 por cento em agosto, mas deve ficar abaixo da meta do BCE de quase 2 por cento por anos.
O BCE prometeu manter sua principal taxa, agora em -0,4 por cento, no nível atual até bem depois da conclusão das compras de ativos.
(Reportagem de Kirsti Knolle)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.