Bolsas

Câmbio

Governo flexibilizará regras para distribuidoras da Eletrobras antes de privatização

SÃO PAULO (Reuters) - O governo vai autorizar uma flexibilização de regras no cálculo das tarifas de distribuidoras de eletricidade da estatal Eletrobras neste ano para viabilizar a privatização dessas empresas, que a companhia tem prometido realizar até o final de 2017.

O Ministério de Minas e Energia publicou portaria no Diário Oficial da União desta sexta-feira em que afirma que "no processo tarifário de 2017, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deverá flexibilizar, de forma transitória, os parâmetros regulatórios" aplicados para as empresas.

Segundo a portaria, devem ser flexibilizados os parâmetros "referentes aos custos operacionais, e às perdas não técnicas, com o objetivo de permitir o equilíbrio econômico da concessão a ser licitada".

A Reuters publicou em 28 de agosto que o governo avaliava a possibilidade de uma revisão extraordinária das tarifas das distribuidoras da Eletrobras para evitar um fracasso na tentativa de vender as companhias.

As distribuidoras da Eletrobras são fortemente deficitárias e atendem clientes no Acre, Alagoas, Amazonas, Piauí, Rondônia e Roraima.

(Por Luciano Costa)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos