Bolsas

Câmbio

IGP-DI interrompe série de 5 quedas e avança 0,24% em agosto, diz FGV

SÃO PAULO (Reuters) - O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) voltou a subir em agosto após cinco meses de queda diante do avanço dos preços no atacado, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

O IGP-DI registrou alta de 0,24 por cento no mês passado, contra deflação de 0,30 por cento em julho. O resultado ficou acima da expectativa em pesquisa da Reuters de avanço de 0,17 por cento.

Os preços no atacado mostraram maior pressão uma vez que o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI) fechou o mês com alta de 0,26 por cento, após queda de 0,67 por cento em julho. O índice responde por 60 por cento do IGP-DI.

As Matérias-Primas Brutas aceleraram a alta a 1,21 por cento, ante avanço de 0,42 por cento antes, com destaque para os movimentos do minério de ferro, dos bovinos e do milho.

Já os preços dos Bens Intermediários passaram a subir 0,17 por cento, contra queda de 0,80 por cento em julho. O principal responsável foi o subgrupo combustíveis e lubrificantes para a produção.

Para os consumidores a alta dos preços diminuiu a pressão, já que o avanço do Índice de Preços ao Consumidor (IPC-DI) desacelerou a 0,13 por cento em agosto, sobre 0,38 por cento no período anterior. O IPC-DI corresponde a 30 por cento do IGP-DI.

A principal contribuição para esse resultado veio do grupo Habitação, que desacelerou a alta a 0,23 por cento, ante 1,15 por cento antes, com destaque para o comportamento do item tarifa de eletricidade residencial.

Por sua vez, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-DI) avançou 0,36 por cento no período, sobre alta de 0,30 por cento em julho. O INCC representa 10 por cento do IGP-DI.

O IGP-DI é usado como referência para correções de preços e valores contratuais. Também é diretamente empregado no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) e das contas nacionais em geral.

(Por Thaís Freitas)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos