IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Presidente do STF inclui na pauta do plenário de 4a-feira pedidos de Temer para afastar Janot de investigações

08/09/2017 19h27

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, incluiu na pauta do plenário da corte da próxima quarta-feira os pedidos feitos pelo presidente Michel Temer para afastar o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de investigações que o envolvem.

O Supremo deverá julgar dois pedidos.

O primeiro é o recurso apresentado pelos advogados do presidente na sexta-feira passada para que o plenário do STF reverta a decisão do ministro Edson Fachin que decidiu que Janot não está impedido de atuar em casos contra ele. Temer pediu que uma eventual nova denúncia do procurador-geral seja suspensa até que o Supremo julgue esse pedido de suspeição do chefe do Ministério Público Federal.

O segundo foi um pedido, feito na quarta-feira à noite, para que Fachin também suspenda a tramitação dessa possível segunda denúncia contra Temer até a conclusão das investigações do áudio da conversa entre executivos da J&F.

Janot tinha aberto dois dias antes um procedimento de revisão da colaboração premiada dos executivos do grupo, após a revelação de um áudio de quatro horas de uma conversa entre Joesley Batista e Ricardo Saud na qual revelariam ter omitido fatos do acordo homologado em maio.

Os dois também indicariam, segundo o diálogo, que o então procurador da República Marcelo Miller teve uma atuação dupla: mesmo antes de pedir exoneração do cargo no Ministério Público Federal, teria atuado como defensor dos interesses da empresa na instituição.

A tendência é que Janot peça ao STF o cancelamento da imunidade penal desses três delatores. Janot deixará o comando do MPF no dia 17 e tem dado sinais de que vai oferecer uma nova acusação criminal contra Temer.