IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Alta no atacado compensa deflação ao consumidor e IGP-M sobe 0,34% na 1ª prévia de setembro, diz FGV

11/09/2017 08h29

SÃO PAULO (Reuters) - O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) registrou alta de 0,34 por cento na primeira prévia de setembro depois de recuar 0,03 por cento no mesmo período do mês anterior, uma vez que o avanço dos preços ao produtor compensou a deflação ao consumidor.

Os dados divulgados nesta segunda-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV) mostraram que o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) apresentou avanço de 0,55 por cento no período, contra deflação de 0,19 por cento na primeira prévia de agosto. O IPA mede a variação dos preços no atacado e responde por 60 por cento do índice geral.

Dentro do IPA, as Matérias-Primas Brutas aceleraram a alta a 2 por cento, contra avanço de 0,9 por cento no mês anterior, dada alta dos preços do minério de ferro, dos bovinos e do milho.

Já os Bens Finais diminuíram a queda a 0,08 por cento, ante recuo de 1,05 por cento em agosto, com a queda menor do subgrupo alimentos processados.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que tem peso de 30 por cento no índice geral, passou a cair 0,12 por cento na primeira prévia de setembro, ante alta de 0,31 por cento antes.

O destaque no IPC foi o grupo Alimentação, que acelerou a deflação a 0,92 por cento, ante recuo de 0,31 por cento antes, dado principalmente o comportamento do item hortaliças e legumes.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) por sua vez avançou 0,19 por cento no período, pouco acima da alta de 0,18 por cento em agosto.

O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de energia elétrica e aluguel de imóveis.

(Por Thaís Freitas)