IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Pilgrim's Pride compra Moy Park da JBS por US$1 bilhão

11/09/2017 10h05

(Reuters) - A processadora de carne de frango norte-americana Pilgrim's Pride informou que comprou a Moy Park da brasileira JBS em um negócio avaliado em cerca de 1 bilhão de dólares.

O negócio será financiado por uma combinação de uso de caixa, crédito e notas de financiamento subordinadas, disse a Pilgrim's. A transação avalia a Moy Park (enterprise value) em cerca de 1,3 bilhão de dólares, segundo a empresa.

Em nota, a Pilgrim's esclareceu que a operação foi aprovada unanimamente por um comitê especial "formado inteiramente por diretores independentes eleitos para o conselho em votação controlada por acionistas não filiados à JBS".

Em 2009, a JBS tornou-se acionista majoritária da Pilgrim's ao adquirir uma fatia controladora por 2,8 bilhões de dólares.

Segundo o presidente-executivo da Pilgrim's, Bill Lovette, a compra da Moy Park está alinhada com os objetivos de expansão global da companhia.

"A aquisição nos dá acesso aos atraentes mercados do Reino Unido e Europa, o que é um avanço em nossa estratégia de diversificação de portfólio para nos tornarmos mais globalizados enquanto reduzimos a volatilidade em nosso negócio", afirmou Lovette em comunicado.

A Moy Park fornece 25 por cento da carne de frango consumida na Europa Ocidental, informa o site da empresa, que é uma das 10 maiores empresas alimentícias do Reino Unido, tendo 13 unidades de processamento e produção na Irlanda do Norte, Inglaterra, França, Países Baixos e Irlanda.

A Moy Park está entre os ativos colocados à venda pela JBS para ajudar sua holding, a J&F Investimentos, a pagar por uma enorme multa após a companhia se envolver em um grande escândalo de corrupção no Brasil.

Em 20 de junho, a JBS anunciou um plano de desinvestimentos que a permitiria levantar até 6 bilhões de reais.

(Por Vibhuti Sharma em Bengaluru)