IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Agência reguladora da UE alerta investidores sobre risco de bolha no mercado

12/09/2017 18h03

Por John O'Donnell

FRANKFURT (Reuters) - Taxas de juros muito baixas e incertezas políticas, como o Brexit, significam que os riscos de uma bolha de preços de ativos estão no seu nível mais alto, afirmou um regulador europeu dos mercados, na terça-feira, em um alerta inusitadamente duro para os investidores.

Em um relatório, a Autoridade Europeia de Valores Mobiliários e Mercados (Esma, na sigla em inglês) advertiu que "os riscos de mercado e de crédito estão muito altos", apontando para a ameaça de contágio ou de que o problema se espalhe por outras áreas financeiras.

O órgão disse que o "risco de avaliação", uma referência ao preço dos investimentos, estava nos "níveis mais altos devido a fraqueza financeira e incerteza geopolítica".

O alerta tem peso porque a agência tem uma visão profunda dos mercados em todos os 28 membros da União Europeia.

Embora reflita as preocupações antigas de alguns banqueiros, a visão contrasta com os esforços da semana passada do presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, para minimizar os temores de que os mercados estão superaquecendo.

"As incertezas relacionadas ao Brexit permanecem entre as fontes de risco mais importantes", disseram os autores do relatório da Esma, em uma análise de riscos que ressaltou principalmente os preços inflacionados dos ativos ou um ataque cibernético como potenciais problemas.

"Esperamos que o calendário político da UE, incluindo as negociações do Brexit, os desenvolvimentos políticos nos EUA e os desenvolvimentos geopolíticos continuem a ser os principais fatores de risco para 2017", afirmou o relatório.

Na semana passada, o presidente-executivo da Deutsche Bank, John Cryan, pediu ao BCE que altere o curso da política monetária super expansionista depois de imprimir mais de 2 trilhões de euros (2,4 trilhões de dólares), alertando sobre bolhas de preços em ações, títulos e imóveis.