IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Emprego na construção no país sobe em julho após 33 meses de queda, diz Sinduscon-SP

12/09/2017 14h09

SÃO PAULO (Reuters) - O nível de emprego na indústria brasileira de construção civil em julho subiu pela primeira vez após 33 meses consecutivos de queda, informou nesta terça-feira o Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP).

O setor contratou 1.677 pessoas em julho, empregando um total de 2,458 milhões de trabalhadores, um número 0,07 por cento maior em relação ao mês anterior, mostrou uma pesquisa da entidade em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) com base em dados do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE).

O Sinduscon-SP atribuiu a melhora a segmentos como preparação de terrenos e obras de infraestrutura, mas alertou que ainda não vê uma inversão da tendência para este ano.

"Tanto a atividade da construção imobiliária como a da infraestrutura seguirão em queda em 2017, em função da falta de investimentos públicos e privados em volumes suficientes para reativar de forma robusta o nível de emprego da construção", disse o presidente do SindusCon-SP, José Romeu Ferraz Neto.

Segundo ele, o cenário tende a ser mais favorável no ano que vem, com o reaquecimento do mercado imobiliário e a retomada dos investimentos em infraestrutura.

Em 12 meses, o nível de emprego na indústria de construção civil acumula queda de 10,3 por cento, conforme o Sinduscon-SP.

(Por Gabriela Mello)