IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Bovespa fecha em leve baixa após altas recentes, com pressão de Vale e cautela por política

14/09/2017 18h02

Por Flavia Bohone

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa paulista fechou em leve queda nesta quinta-feira, após renovar máximas históricas de fechamento nos três pregões anteriores, com as ações da Vale exercendo a maior pressão negativa e investidores evitando grandes movimentos enquanto aguardavam novidades no front político.

O Ibovespa fechou em queda de 0,18 por cento, a 74.656 pontos. O giro financeiro somou 9,27 bilhões de reais.

"O mercado ficou de lado e está esperando novos fatos positivos para voltar a comprar", disse o estrategista da Guide Investimentos, Luis Gustavo Pereira, acrescentando que uma indicação de que o governo vai conseguir avançar com agenda de reformas estaria entre os fatores que voltariam a impulsionar o mercado.

As denúncias e investigações que envolvem membros do governo de Michel Temer têm adicionado alguma cautela ao mercado, com receios de que possam atrasar o andamento da agenda de reformas do governo. Neste sentido, investidores aguardavam ainda para esta quinta-feira uma nova denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra o presidente Michel Temer, que foi apresentada após o fechamento do mercado.

Além de Temer, denúncia incluiu os ministros Eliseu Padilha, da Casa Civil, e Moreira Franco, da secretaria-geral da Presidência.

Apesar da cautela com a cena política, o noticiário econômico segue favorável, corroborado nesta manhã por números da atividade econômica do país, que cresceu mais do que o esperado.

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), espécie de sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), teve alta de 0,41 por cento em julho ante junho, acima da expectativa em pesquisa Reuters, de avanço de 0,10 por cento.

DESTAQUES

- VALE ON caiu 3,31 por cento, em linha com o movimento dos futuros do minério de ferro na China, que caíram 5,8 por cento na bolsa de Dalian. O recuo das ações da mineradora pressionou ainda os papéis da holding BRADESPAR PN, que cederam 4,07 por cento e lideraram as perdas do Ibovespa.

- GERDAU PN recuou 0,75 por cento, USIMINAS PNA perdeu 0,35 por cento e CSN ON teve baixa de 0,29 por cento, também refletindo as quedas nos contratos futuros de minério de ferro e aço na China.

- MARFRIG ON caiu 1,11 por cento, após o JPMorgan cortar a recomendação dos papéis da empresa para "underweight", ante "neutra".

- JBS ON avançou 3,87 por cento, liderando a ponta positiva do Ibovespa, diante das expectativas pela troca de comando da empresa, após a prisão do presidente-executivo Wesley Batista. O conselho de administração da produtora de alimentos se reuniu na véspera para receber informações da administração da companhia, após a prisão do executivo, mas o assunto sucessão na JBS será discutido futuramente, disse uma fonte à Reuters.

- PETROBRAS PN teve variação positiva de 0,07 por cento e PETROBRAS ON recuou 0,19 por cento, apesar da alta nos preços do petróleo no mercado internacional.

- BRADESCO PN caiu 0,76 por cento e ITAÚ UNIBANCO PN teve queda de 0,23 por cento, ajudando a tirar fôlego do índice devido ao peso dos papéis em sua composição.

- OI ON subiu 0,65 por cento, enquanto OI PN teve queda de 0,28 por cento, em sessão de alguma volatilidade para os papéis da empresa de telefonia, que não fazem parte do Ibovespa. Como pano de fundo estava a decisão liminar obtida recentemente pela Advocacia-Geral da União (AGU), impedindo que a dívida da operadora junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) possa ser negociada e parcelada no âmbito de assembleia geral de credores.