IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

REPERCUSSÃO-Janot denuncia Temer por obstrução da Justiça e organização criminosa

14/09/2017 18h29

BRASÍLIA (Reuters) - O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira uma nova denúncia contra o presidente Michel Temer, acusando-o de obstrução da Justiça e de ter atuado como líder de organização criminosa.

Veja abaixo comentários de parlamentares:

SENADOR ÁLVARO DIAS (Podemos-PR):

“É uma denúncia fulminante, que tem força jurídica, especialmente em função das provas acumuladas em várias delações... Certamente a Câmara do Deputados terá enorme dificuldade na apreciação dessa nova denúncia.

A imagem do presidente da República está ainda mais fragilizada. As últimas denúncias, as últimas prisões, os últimos fatos fragilizaram a figura do presidente da República, diante da sociedade e diante do Congresso. Certamente custará muito caro ao país a preservação do seu mandato.”

DEPUTADO BETO MANSUR (PRB-SP), vice-líder do governo na Câmara

"Essa questão que envolve o presidente Temer é em cima da fita, dos áudios que foram gravados pelo Joesley. Se essa fita for entendida como uma prova inválida, não tem como dar continuidade a essa segunda denúncia. Agora, é uma decisão que o Supremo vai tomar na próxima quarta-feira. E se o Supremo entender que tem que haver continuidade da denúncia, lógico que possivelmente a ministra Cármen Lúcia vai enviar para a Câmara essa segunda denúncia e nós vamos dar um trâmite rápido junto à CCJ e junto ao plenário, para que a gente possa encerrar esse assunto em definitivo.” 

DEPUTADO ALESSANDRO MOLON (Rede-RJ):

"É uma denúncia extremamente grave, que mostra que na cadeira da Presidência da República está sentado o chefe de uma organização criminosa que ordenou a compra do silêncio do operador financeiro desta organização criminosa.

Temer fez tudo isso para que os crimes dele ficassem ocultos à Justiça e diante da gravidades desses fatos é inaceitável que a Câmara, mais uma vez, impeça a Justiça de julgar Temer pelos crimes que ele cometeu."

SENADOR RANDOLFE RODRIGUES (Rede-AP):

"Nós temos contra o presidente da República a posição, o parecer do procurador-geral da República, a posição de um inquérito da Polícia Federal, e a declaração de vários delatores sobre o envolvimento do presidente com vários crimes e a liderança dele sobre uma organização criminosa.... está comprovado o que já se esperava que temos no comando supremo do país o chefe de uma organização criminosa. Não à toa que os ministros são membros dessa organização."

(Por Maria Carolina Marcello)