IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Empresariado europeu espera que nova liderança da China cure "fadiga de promessas" de reformas

19/09/2017 08h57

PEQUIM (Reuters) - A Câmara de Comércio da União Europeia na China afirmou nesta terça-feira esperar que a nova liderança que sairá da reunião do Partido Comunista chinês mostre um compromisso com a abertura do mercado, mas que seus membros não estão otimistas e sofrem uma "fadiga de promessas".

A elite governante da China realiza um congresso a cada cinco anos e o próximo começa em 18 de outubro, no qual o Comitê Permanente do Politburo, o poder máximo da política chinesa, terá uma nova formação de líderes sob o comando do presidente Xi Jinping.

As empresas estrangeiras na China criticam há muito tempo o que vêem como promessas de abertura de mercado não cumpridas. Elas estão ansiosas para que Xi cumpra as mensagens contra o protecionismo que fez ao mundo com reformas no país.

"Esperamos que a nova formação após o 19º Congresso do Partido mostre que existem pessoas que estão empenhadas com mais abertura", disse o presidente da câmara, Mats Harborn.

"Se você perguntar a nossas empresas membros... elas não estão muito otimistas de que essas mudanças vão acontecer", disse Harborn a jornalistas em uma entrevista antes do lançamento pela câmara do documento de posicionamento anual.

A câmara pediu ao governo chinês para não depender de "incentivos financeiros de curto prazo" nas zonas de investimento delimitadas e, em vez disso, que se concentre na criação de um ambiente de negócios previsível e transparente com base no estado de direito.

(Por Michael Martina)