IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

EXCLUSIVO-Braskem encerra contrato de fornecimento com venezuelana PDVSA

21/09/2017 19h25

HOUSTON/SÃO PAULO (Reuters) - A petroquímica Braskem encerrou contrato para compra de nafta e gasolina leve da venezuelana PDVSA que expira neste mês, afirmou a companhia brasileira nesta quinta-feira.

A Braskem não comentou sobre o motivo para o fim do contrato de longo prazo, mas afirmou que representava menos de 0,1 por cento de seu consumo anual de nafta.

"A Braskem continua com compras regulares de matéria-prima, mantendo operações industriais no Brasil", disse a empresa em comunicado. A PDVSA não respondeu a pedidos de comentários.

A petrolífera venezuelana tem enfrentado dificuldades para manter seus laços comerciais em meio a dificuldades em pagamento de fornecedores por causa de sanções impostas à companhia e outros executivos da empresa pelos Estados Unidos.

Uma fonte na Braskem e outra na PDVSA afirmaram que as sanções dos EUA sobre a estatal venezuelana influenciaram na decisão de encerrar o contrato.

Para a PDVSA a perda do contrato da Braskem é significativa porque envolvia um de alguns poucos produtos exportados em meio a uma queda de produção.

O fornecimento de nafta leve e gasolina para a Braskem caiu para 7.600 barris por dia em junho ante 20 mil em janeiro, segundo dados internos da PDVSA.

(Por Marianna Parraga e Tatiana Bautzer)