IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

OMC diz que comércio global se recupera, mas protecionismo continua um risco

21/09/2017 08h39

GENEBRA (Reuters) - O comércio mundial está se recuperando fortemente, mas os riscos permanecem, informou a Organização Mundial do Comércio nesta quinta-feira, com expectativa de crescimento do comércio em 3,6 por cento em 2017, bem acima do 1,3 por cento do ano passado.

A previsão marca uma forte revisão para cima da estimativa de abril da OMC, quando previu um crescimento de 2,4 por cento em uma faixa entre 1,8 e 3,6 por cento, devido ao alto nível de incertezas políticas e econômicas.

Essa faixa agora foi estreitada para 3,2 e 3,9 por cento, com base no crescimento econômico acelerado e no aumento da demanda de importação da China e dos Estados Unidos, o que estimulou o comércio na Ásia.

"O melhor cenário para o comércio é uma boa notícia, mas riscos substanciais que ameaçam a economia mundial continuam em vigor e podem facilmente prejudicar qualquer recuperação comercial", disse o diretor-geral da OMC, Roberto Azevedo, em comunicado.

"Esses riscos incluem a possibilidade de que a retórica protecionista se traduza em ações restritivas ao comércio, um aumento preocupante das tensões geopolíticas globais e um aumento dos custos econômicos de catástrofes naturais."

No entanto, o crescimento do comércio está ficando mais sincronizado em todas as regiões se comparado ao que foi por muitos anos, o que pode reforçar a tendência atual, disse ele.

(Por Tom Miles)