IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Eletrobras contrata consultoria para definir modelo de retomada de Angra 3

25/09/2017 11h05

SÃO PAULO (Reuters) - A subsidiária de geração nuclear da estatal Eletrobras fechou a contratação de uma consultoria para viabilizar a conclusão da usina nuclear Angra 3, atualmente com a construção paralisada.

Segundo publicação da Eletrobras Eletronuclear no Diário Oficial da União desta segunda-feira, a companhia pagará pelos serviços um valor global de 3,86 milhões de reais à A&M Capital Projects & Infraestrutura.

A contratada deverá realizar "serviços de consultoria para estabelecer o novo modelo para retomara e conclusão do projeto de Angra 3, com viés econômico-financeiro e estrutura de gestão", segundo a descrição no Diário Oficial.

A contratação foi realizada sem licitação, conforme aprovado pelo diretor-presidente em exercício da Eletronuclear, Leonam dos Santos Guimarães.

A publicação não diz o prazo para conclusão dos serviços contratados.

Procurada, a Eletrobras não comentou de imediato.

Em maio, o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, disse que a conclusão de Angra 3 deve exigir até mais 9 bilhões de reais e cinco anos de trabalho.

A Eletrobras e o governo brasileiro têm buscado parcerias para viabilizar a retomada da construção da usina nuclear, e há atualmente negociações com coreanos, franceses, chineses e russos para um eventual investimento no empreendimento.

As obras de Angra 3 foram paralisadas ainda no final de 2015, em meio a acusações de corrupção contra as empresas contratadas para a montagem da usina e a atrasos de pagamentos pela Eletrobras.

Acesse mais informações sobre a contratação no Diário Oficial da União: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=25/09/2017&jornal=3&pagina=97&totalArquivos=212

(Por Luciano Costa; Edição de Raquel Stenzel)