Bolsas

Câmbio

Mercados acionários chineses têm leves variações antes de feriado prolongado e dados do 3° tri

XANGAI/TÓQUIO (Reuters) - Os mercados acionários da China tiveram leves variações nesta quinta-feira já que muitos investidores permaneceram afastados aguardando dados econômicos do terceiro trimestre e na contagem regressiva para o feriado de uma semana do Dia Nacional a partir do domingo.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 0,04 por cento, enquanto o índice de Xangai teve queda de 0,15 por cento.

Os operadores estão cautelosos em meio a novos sinais de desaceleração econômica após um primeiro semestre robusto, embora a maioria dos analistas espere que a economia continuará resiliente no curto prazo graças a um boom da construção.

Dados mistos de agosto levantaram preocupações de que a recuperação econômica da China pode estar perdendo força, de modo que mudanças nas estratégias de negociação podem acontecer quando os investidores avaliarem os dados do terceiro trimestre nas próximas semanas.

O desempenho dos setores foi misto. Os de energia, imobiliário e financeiro recuaram, mas os setores de consumo, continuaram a avançar com força, por apostas de que o feriado prolongado estimulará atividades de entretenimento e compras.

O dólar se fortaleceu nesta quinta-feira depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, propôs a maior revisão tributária do país em três décadas. Isso pressionou muitas moedas dos mercados emergentes e levava o índice MSCI, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, a recuar 0,6 por cento às 7:30 (horário de Brasília).

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,47 por cento, a 20.363 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 0,80 por cento, a 27.421 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,15 por cento, a 3.340 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 0,04 por cento, a 3.822 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,02 por cento, a 2.373 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 0,29 por cento, a 10.296 pontos.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,28 por cento, a 3.227 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 0,11 por cento, a 5.670 pontos.

(Por Hideyuki Sano, Luoyan Liu e John Ruwitch)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos