Bolsas

Câmbio

Raquel Dodge pede autos ao STF para "exame" de pedidos de Janot contra Mendes

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu que o Supremo Tribunal Federal (STF) envie para sua análise os autos de arguições de impedimento que seu antecessor, Rodrigo Janot, fez contra o ministro da corte Gilmar Mendes.

Janot apresentou pedidos para impedir Mendes de julgar pedidos de liberdade que beneficiaram os empresários Eike Batista e Jacob Barata e do ex-presidente da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Rio Lélis Teixeira.

"A Procuradora-Geral da República requer vista dos autos para exame da matéria e manifestação eventualmente cabível", manifestou-se a nova procuradora-geral em uma das petições apresentadas à presidente do STF, Cármen Lúcia, na terça-feira.

O primeiro pedido de impedimento apresentado por Janot contra Mendes foi em maio passado, dias após o ministro do Supremo ter revogado a prisão preventiva contra Eike Batista.

No mesmo dia em que deu sua primeira entrevista coletiva desde a posse, Raquel Dodge afirmou que seu gabinete estava analisando os procedimentos adotados na gestão anterior. Na ocasião, entretanto, não chegou a falar em revisão de procedimentos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos