Bovespa opera sem viés após melhor trimestre em 8 anos, com política no radar
SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa paulista operava sem tendência firme nesta segunda-feira, após fechar setembro com a maior alta trimestral em oito anos, com investidores evitando grandes apostas à espera de mais clareza na cena política local, especialmente sobre o avanço de reformas no Congresso.
Às 11:59, o Ibovespa subia 0,15 por cento, a 74.401 pontos. O giro financeiro era de 2,3 bilhões de reais.
As negociações do governo para barrar a mais recente denúncia contra o presidente Michel Temer seguem no centro das atenções, com investidores avaliando as chances desse processo atrasar ou levar a alterações nas propostas de reformas, principalmente a da Previdência.
"Investidores vão ficar atentos na capacidade do governo de impedir a tramitação da denúncia..., mas também a que custo isso se dará", escreveram os analistas da corretora Lerosa Investimentos, em nota a clientes.
No exterior, os dados positivos sobre atividade industrial na China, que cresceu em setembro no ritmo mais rápido desde 2012, assim como números positivos do setor de serviços chinês, ajudavam a melhorar a perspectiva para o minério de ferro, amparando o tom positivo de mineradoras no pregão paulista.
DESTAQUES - PETROBRAS PN caía 0,59 por cento e PETROBRAS ON tinha baixa de 0,25 por cento, acompanhando o movimento dos preços do petróleo no mercado internacional.
- AMBEV ON perdia 1,9 por cento, entre as maiores quedas do Ibovespa, pressionado pela previsão de gasto de cerca de 1 bilhão de reais ainda este ano, após adesão a programa de regularização tributária que envolve contingências tributárias de cerca de 3,5 bilhões de reais.
- SUZANO PAPEL E CELULOSE PNA avançava 1,09 por cento, após os acionistas da empresa aprovarem a conversão de ações preferenciais em ordinárias, como parte do processo de migração para o segmento Novo Mercado da B3.
- VALE ON subia 0,85 por cento, com os ganhos amparados nos dados otimistas para a economia chinesa divulgados no fim de semana. A atividade industrial no país asiático, forte consumidor da produção da Vale, cresceu em setembro no ritmo mais rápido desde 2012, enquanto o crescimento do setor de serviços no mês passado foi o mais alto desde maio de 2014.
- CSN ON tinha alta de 3 por cento, após os dados positivos da China e também diante da perspectiva pela divulgação de balanços atrasados da empresa. Segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, a CSN deve divulgar os balanços até a segunda semana de outubro.
(Por Flavia Bohone)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.