Bolsas

Câmbio

Giro financeiro médio na bolsa paulista sobe 13,7% em setembro e atinge maior patamar do ano

SÃO PAULO (Reuters) - O volume financeiro médio diário da Bovespa avançou 13,7 por cento em setembro na comparação com agosto e marcou o maior giro do ano até o momento, no mês em que o principal índice acionário da bolsa atingiu máximas recordes.

No mês passado, o giro médio diário somou 9,97 bilhões de reais, segundo dados da B3 divulgados nesta segunda-feira. Na comparação com setembro do ano passado, a alta foi de 50,3 por cento.

O número diário médio de negócios em setembro subiu 12,2 por cento na comparação mensal, a 1,08 milhão de transações, após ter subido 21,9 por cento em agosto. Na comparação com setembro do ano passado, a alta foi de 22,5 por cento.

O Ibovespa subiu 4,88 por cento em setembro e encerrou o trimestre com ganho de 18,11 por cento, o maior desde o terceiro trimestre de 2009. No ano, a alta acumulada do Ibovespa é de 23,4 por cento.

Em setembro até dia 29 os estrangeiros responderam por 47,7 por cento do volume. A fatia de investidores institucionais era de 27,5 por cento, enquanto as pessoas físicas contabilizavam 18,3 por cento do giro. Em agosto, essas fatias tinham sido de 48,4, 28,5 e 18,6 por cento, respectivamente.

O saldo de capital externo em setembro até dia 29 era positivo em 3,62 bilhões de reais, após fechar agosto com resultado positivo em 2,99 bilhões de reais.

(Por Flavia Bohone)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos