Bolsas

Câmbio

Dólar acompanha fraqueza no exterior e cai ante real

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar recuava ante o real nesta quarta-feira, mantendo a tendência dos últimos dias e acompanhando o mercado externo, diante de avaliações de que o futuro comandante do Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, pode ser alguém menos conservador do que o esperado.

Às 10:22, o dólar recuava 0,29 por cento, a 3,1371 reais na venda, depois de recuar nas últimas quatro sessões, acumulando perda de 1,47 por cento. O dólar futuro tinha baixa de 0,25 por cento.

"A lista de Donald Trump (presidente dos EUA) para a eventual sucessão de Janet Yellen à frente do Fed não estaria tão limitada ao Kevin Warsh, (que) tem um viés mais 'hawkish'", escreveu a H.Commcor Corretora.

No exterior, o dólar recuava frente a uma cesta de moedas, afastando-se da máxima de sete semanas, depois da notícia de que o diretor do Fed Jerome Powell é preferido, em vez do ex-diretor Kevin Warsh, pelo secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin. Tanto Warsh quanto Powell foram entrevistados na Casa Branca na semana passada.

Um candidato menos conservador pode não elevar tanto os juros nos Estados Unidos, o que tente a não abalar muito a atratividade de mercados emergentes, que geram rendimentos melhores.

Internamente, a bem-sucedida operação de emissão de bônus denominados em dólares pelo Tesouro Nacional na véspera também servia de alívio para o dólar nesta sessão.

O governo brasileiro emitiu 3 bilhões de dólares em título com vencimento em 10 anos, o Global 2028, com taxa de 4,675 por cento ao ano. Na operação anterior, em março, o Tesouro emitiu 1 bilhão de dólares do Global 2026, com taxa de 5 por cento ao ano.

Embora os profissionais avaliem que a tendência é de baixa no médio prazo do dólar, a proximidade do patamar de 3,10 reais pode atrair compradores.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos