Bolsas

Câmbio

Dólar tem leves oscilações ante real com expectativa por relatório de emprego dos EUA

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar registrava leve oscilações ante o real nesta quinta-feira, com o mercado em compasso de espera por dados de emprego nos Estados Unidos a ser divulgado no dia seguinte e com as captações externas recentes impedindo uma recuperação mais forte.

Às 10:37, o dólar avançava 0,27 por cento, a 3,1400 reais na venda, depois de recuar a 3,1314 reais na véspera. O dólar futuro tinha leve alta de cerca de 0,08 por cento.

"A agenda está esvaziada hoje. Após o forte recuo dos últimos dias, poderia haver alguma correção, mas o otimismo com as captações está segurando esse movimento", disse o operador de câmbio do Grupo Ourominas, Ademar Vitor Pereira Mendes.

Nos últimos cinco pregões, o dólar recuou 1,93 por cento e as captações externas recentes têm contribuído para o viés de baixa para a moeda. Na véspera, a Braskem conseguiu emitir 1,75 bilhão de dólares em bônus de dez anos, embora a demanda tenha sido de 8 bilhões de dólares.

Um dia antes, o governo brasileiro havia aberto o caminho ao captar 3 bilhões de dólares em títulos de 10 anos, alongando a dívida a custo mais baixo.

No exterior, o dólar tem comportamento misto, aguardando os dados de sexta-feira sobre o mercado de trabalho nos Estados Unidos, depois que os pedidos de auxílio-desemprego caíram mais do que o esperado na semana passada.

O dólar subia ante a cesta de moedas, tendo marcado a máxima um pouco mais cedo a 93,756, e não tinha uniformidade ante divisas de emergentes, subindo ante o rand sul-africano mas caindo contra o peso chileno e operando perto da estabilidade ante o peso mexicano.

Como pano de fundo, os investidores continuavam monitorando a cena política, com o andamento da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer e o avanço da medida provisória sobre o parcelamento de dívidas tributárias, o Refis.

(Por Claudia Violante)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos