Bolsas

Câmbio

Mercados acionários europeus avançam com recuperação do índice espanhol

MILÃO/LONDRES (Reuters) - O índice acionário da Espanha recuperou-se nesta quinta-feira das fortes quedas da sessão anterior, quando foi pressionado pela crescente tensão na Catalunha, liderando a alta nos mercados europeus.

O índice FTSEurofirst 300 subiu 0,2 por cento, a 1.537 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 ganhou 0,16 por cento, a 391 pontos.

O IBEX da Espanha avançou 2,5 por cento, impulsionado por ações bancárias, enquanto as preocupações com a Catalunha diminuíram.

As ações do Banco Sabadell avançaram 6,16 por cento com notícias de que o conselho do banco se reuniu para discutir a mudança de sua sede da capital da Catalunha, Barcelona.

O Sabadell liderou a alta e foi seguido de perto pelo Caixabank, que também tem sede em Barcelona. Os analistas disseram que os bancos espanhóis em particular se beneficiaram do crescimento econômico do país.

"Ao longo deste ano, a economia espanhola tem tido um desempenho extremamente bom e os bancos têm tido grandes benefícios com isso", disse o analista de bancos da Jefferies, Benjie Creelan-Sandford.

"Claramente, os preços das ações estão sob pressão, mas o Caixabank e o Sabadell ainda acumulam alta de cerca de 20 por cento neste ano."

Pesquisa trimestral da Reuters publicada nesta sessão mostrou que as ações espanholas devem encerrar 2017 com alta acumulada de quase 14 por cento, corte acentuado ante os 20 por cento registrados na pesquisa anterior.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,54 por cento, a 7.507 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,02 por cento, a 12.968 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,30 por cento, a 5.379 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,49 por cento, a 22.566 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 2,51 por cento, a 10.214 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,78 por cento, a 5.427 pontos.

(Por Danilo Masoni e Helen Reid)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos