Mercados acionários da Ásia sobem com otimismo econômico e antes de dados de emprego nos EUA

TÓQUIO (Reuters) - Os mercados da Ásia subiram nesta sessão e o dólar atingiu a máxima de sete semanas, impulsionados pelo otimismo econômico antes do relatório de emprego dos Estados Unidos a ser divulgado nesta sexta-feira.

O índice MSCI, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, tinha alta de 0,41 por cento às 7:37 (horário de Brasília).

Já o índice Nikkei do Japão subiu 0,3 por cento depois de atingir a máxima de dois anos e chegando à quarta alta semanal consecutiva, impulsionado por um iene mais fraco além dos recordes de alta em Wall Street.

Ante a moeda japonesa, o dólar avançava 0,05 por cento, a 112,90 ienes. Contra uma cesta de moedas, o dólar subia 0,01 por cento, a 93,97, depois de atingir 94,112, nível mais alto desde 16 de agosto.

O índice dos EUA S&P teve o sexto recorde de fechamento na quinta-feira, a sequência mais longa desde 1997, conforme os investidores comemoravam as perspectivas melhores para uma revisão tributária nos EUA, com o Congresso se aproximando de um acordo sobre a resolução orçamentária.

"Temos o primeiro passo em que o Congresso aprovou os detalhes do orçamento, então estamos um passo mais perto da reforma tributária", disse o chefe de estratégia de mercado do United Overseas Bank, Heng Koon How.

Quanto ao relatório de empregos que será divulgado nesta sexta-feira, economistas esperam que 90 mil novas vagas tenham sido criadas em setembro nos EUA, abaixo das 156 mil em agosto, de acordo com uma pesquisa da Reuters.

Operadores de juros futuros precificam em 86 por cento a chance de uma alta dos juros no país em dezembro, acima dos 78 por cento há uma semana, de acordo com a ferramenta FedWatch do Grupo CME.

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,30 por cento, a 20.690 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 0,28 por cento, a 28.458 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC não abriu.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, não operou.

. Em SEUL, o índice KOSPI não teve operações.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,14 por cento, a 10.532 pontos.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 0,90 por cento, a 3.291 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 1,04 por cento, a 5.710 pontos.

(Por Shinichi Saoshiro)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos