IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bovespa recua em sessão de noticiário esvaziado; Sabesp é destaque positivo

09/10/2017 11h48

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa paulista recuava nesta segunda-feira, em dia de agenda econômica e noticiário político mais esvaziados e com parte dos mercados norte-americanos fechado devido a feriado, o que deve diminuir a liquidez.

As ações da Sabesp eram destaque positivo após a concessionária de água e esgoto paulista anunciar revisão tarifária.

Às 11:43, o Ibovespa caía 0,83 por cento, a 75.426 pontos. O giro financeiro era de 1,8 bilhão de reais.

Sem um noticiário mais contundente para guiar os rumos dos negócios, investidores estão aproveitando para ajustar posições, após as máximas recentes do Ibovespa, enquanto aguardam novidades no campo político.

Neste sentido, a expectativa esta semana é pela leitura do parecer do deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), relator da denúncia contra o presidente Michel Temer, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Na sexta-feira, uma fonte disse à Reuters que o governo terá de fazer um esforço maior para articular a sua base e derrubar a segunda denúncia contra o presidente e dois de seus ministros.

O cenário econômico segue positivo, impedindo que os movimentos de ajuste sejam mais fortes, mesmo após os números de inflação na sexta-feira acima do esperado. Nesta manhã, a pesquisa Focus do Banco Central mostrou que o mercado elevou a projeção para a inflação neste ano, praticamente colocando-a de volta dentro do intervalo da meta oficial, mas sem alterar a expectativa pela manutenção dos cortes da taxa básica de juros.

DESTAQUES

- SABESP ON subia 2,28 por cento, após a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo autorizar reajuste tarifário de 7,8888 por cento.

- PETROBRAS PN operava em alta de 0,06 por cento e PETROBRAS ON recuava 0,49 por cento, em sessão sem rumo claro para os preços do petróleo no mercado internacional. - VALE ON caía 1,99 por cento, em sessão de perda para os contratos futuros do minério de ferro na China, na reabertura dos mercados após uma semana de feriado no país asiático.

- USIMINAS PNA tinha queda de 3,42 por cento, em movimento de ajuste após subir mais de 4 por cento na sexta-feira. GERDAU PN cedia 2,14 por cento e CSN ON tinha baixa de 3,9 por cento, em sessão de queda para os contratos futuros do minério de ferro, apesar da alta para os futuros do aço na China. - BRADESCO PN perdia 0,99 por cento e ITAÚ UNIBANCO PN recuava 0,96 por cento, ajudando o tom negativo do Ibovespa devido ao peso desses papéis em sua composição.

Para ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em Para ver as maiores altas do Ibovespa, clique em

(Por Flavia Bohone; Edição de Raquel Stenzel)