Bolsas

Câmbio

Empresas brasileiras captam 32% a mais no mercado de capitais até setembro, diz Anbima

SÃO PAULO (Reuters) - Empresas brasileiras levantaram 176,3 bilhões de reais no mercado de capitais nos primeiros nove meses de 2017, alta de 32 por cento sobre mesmo período de 2016, informou nesta terça-feira a associação que representa as entidades financeiras.

De janeiro a setembro, foram realizadas 428 operações, incluindo captações com ações, bônus, debêntures, notas promissórias e instrumentos de securitização, aumento de 11 por cento sobre um ano antes, disse a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

O avanço nas captações foi impulsionado principalmente pelo aumento das ofertas de ações, que somaram 26,9 bilhões de reais até setembro, volume 236 por cento superior ao registrado no mesmo período do ano passado. Foram realizadas 18 operações, sendo oito IPOs (ofertas públicas iniciais de ações, na sigla em inglês) e 10 follow-ons (ofertas de empresas já listadas).

As emissões locais em títulos de dívida somaram 86,3 bilhões de reais no ano até setembro, avanço de 42 por cento na comparação anual. O montante captado com emissões de notas promissórias alcançou 15,7 bilhões de reais, maior valor desde 2014.

No mercado externo, as emissões de bônus e ADRs (recibos de ações emitidos nos EUA) cresceram 11 por cento, para 21 bilhões de dólares, ante 19 bilhões de dólares nos primeiros nove meses de 2016.

(Por Aluísio Alves)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos