IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ibovespa renova máxima histórica de fechamento com expectativa de avanço em reformas

10/10/2017 20h18

Por Flavia Bohone

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa paulista renovou máxima histórica de fechamento nesta terça-feira, recuperando o fôlego após cair nos dois pregões passados, diante da retomada das expectativas por algum avanço na agenda de reformas do governo.

O Ibovespa subiu 1,55 por cento, a 76.897 pontos, após cair pouco mais de 1 por cento nos dois pregões anteriores. O volume financeiro somou 9,89 bilhões de reais.

Os receios de que o andamento da mais recente denúncia contra o presidente Michel Temer possa prejudicar o avanço da agenda de reformas do governo vinha acionando o modo de cautela nos mercados.

No entanto, nesta sessão, a notícia publicada pelo jornal O Estado de S.Paulo de que lideranças governistas estariam articulando uma proposta mais enxuta para a reforma da Previdência, com a intenção de colocar o texto para votação em novembro animou os mercados.

"Fazer uma reforma da Previdência ancora as taxas de juros de longo prazo isso é fundamental para o mercado acionário continuar subindo", disse o gestor de renda variável da Fator Administração de Recursos Obede Rodrigues.

Ainda no fronte político, o relator de denúncia contra o presidente Michel Temer e dois ministros apresentou parecer rejeitando as acusações pouco após o fechamento dos mercados.

A visão positiva para o mercado de renda variável no Brasil tem sido sustentada ainda pela expectativa favorável com relação à recuperação da economia. Corroborando essa visão, nesta manhã, o Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou suas projeções de crescimento da economia mundial, incluindo o Brasil, elevando suas estimativas.

Agora, o FMI vê o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro avançando 0,7 por cento este ano e 1,5 por cento em 2018, acima das projeções feitas em julho. As estimativas para o crescimento da economia mundial também melhoraram e o Fundo agora vê expansão de 3,6 por cento em 2017 e de 3,7 por cento no próximo ano.

DESTAQUES

- SANTANDER UNIT avançou 3,81 por cento, liderando os ganhos dos bancos no Ibovespa, após a matriz espanhola elevar sua previsão de rentabilidade para o próximo ano, devido a perspectivas de crescimento mais forte em seus principais mercados.

- ITAÚ UNIBANCO PN ganhou 2,49 por cento e BRADESCO PN teve alta de 2,12 por cento, ajudando o tom positivo do índice devido ao peso em sua composição.

- KROTON ON avançou 3,60 por cento, após a Comissão Mista que analisa a Medida Provisória que trata de novas regras para o programa de financiamento do ensino superior privado Fies aprovar relatório com novas regras para o programa.

- PETROBRAS PN subiu 1,89 por cento e PETROBRAS ON avançou 1,46 por cento, em sessão de ganhos para os preços do petróleo no mercado internacional.

- EMBRAER ON anulou as perdas vistas mais cedo e fechou em alta de 0,61 por cento. As ações chegaram a cair 6,43 por cento na mínima, quando entraram em leilão, e diminuíram o ritmo de perdas na sequência, após a empresa divulgar entrega de com 25 jatos comerciais e 20 executivos no terceiro trimestre, encerrando o período com carteira de pedidos firmes de 18,8 bilhões de dólares, ante 18,5 bilhões ao final do segundo trimestre.

A equipe do BTG Pactual destacou que os dados da fabricante de aviões despertaram alguma cautela em relação à possibilidade de o terceiro trimestre ser um pouco mais fraco do que inicialmente esperado, uma vez que embora a aviação comercial siga com margens fortes, os segmentos de defesa e de aviação executiva podem pesar no período.

- VALE ON recuou 0,57 por cento, em sessão de perdas para os contratos futuros do minério de ferro na China.

- AZUL PN, que não faz parte do Ibovespa, subiu 1,33 por cento. A empresa informou aumento de 15 por cento no tráfego de passageiros em setembro em comparação ao ano anterior, em meio a um aumento de mais de 10 por cento na capacidade.