Bolsas

Câmbio

Mercados acionários da China avançam impulsionados por setores de saúde e de consumo

XANGAI/TÓQUIO (Reuters) - Os mercados acionários da China devolveram as perdas iniciais e fecharam em alta nesta terça-feira graças principalmente ao avanço das ações do setores de consumo e de saúde, com os investidores aguardando dados econômicos do terceiro trimestre e resultados corporativos.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 0,22 por cento, enquanto o índice de Xangai teve alta de 0,27 por cento.

A expectativa é de que os dados econômicos a serem divulgados nas próximas semanas mostrem que o crescimento sólido continuou em setembro, embora muitos observadores da China afirmem que haverá certo enfraquecimento nos próximos meses em resposta aos maiores custos de empréstimos e ao esfriamento do mercado imobiliário.

Houve pouca reação às declarações da agência de estatística nesta terça-feira de que a China não terá nenhum problema em atingir a meta de crescimento de cerca de 6,5 por cento neste ano e de que pode superá-la. Tal resultado era amplamente esperado após o forte início de ano.

Os setores de consumo e de saúde lideraram a alta depois que o governo prometeu aprofundar as reformas médicas, enquanto os setores de matérias-primas e de energia recuaram em meio a uma correção generalizada no mercado de commodities.

O índice MSCI, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, tinha alta de 0,76 por cento às 7:32 (horário de Brasília), ignorando a queda modesta em Wall Street.

O índice Nikkei do Japão avançou 0,64 por cento, após queda inicial, com os mercados reabrindo após feriado público na segunda-feira.

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,64 por cento, a 20.823 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 0,58 por cento, a 28.490 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 0,27 por cento, a 3.383 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 0,22 por cento, a 3.890 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 1,64 por cento, a 2.433 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX não abriu.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,08 por cento, a 3.288 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,02 por cento, a 5.738 pontos.

(Por Lisa Twaronite, Luoyan Liu e John Ruwitch)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos