IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Consumo robusto fará importações superarem exportações na Alemanha

11/10/2017 11h14

BERLIM (Reuters) - O consumo doméstico robusto na Alemanha fará com que as importações superem as exportações neste ano e no próximo, informou o Ministério da Economia nesta quarta-feira, prevendo que o comércio não contribuirá para o crescimento.

O ministério disse esperar que a maior economia da Europa cresça 2 por cento neste ano, muito mais do que a previsão anterior de 1,5 por cento e a taxa mais forte desde 2011.

O ministério também elevou a previsão de crescimento para o próximo ano para 1,9 por cento, ante 1,6 por cento em abril. As projeções não são ajustadas para dias úteis.

"Dada a demanda doméstica dinâmica, as importações crescerão um pouco mais do que as exportações em 2017 e 2018", informou o ministério em um comunicado apresentando as previsões atualizadas.

"Como tal, esse saldo não fornecerá neste período absolutamente nenhuma contribuição para o crescimento", acrescentou.

O ministério também informou que os preços ao consumidor vão subir 1,8 por cento neste ano e 1,6 por cento em 2018, destacando a crescente batalha que o BCE enfrenta para impulsionar a taxa de inflação no bloco de moeda única para a meta de cerca 2 por cento.

(Por Joseph Nasr e Michael Nienaber)