IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Índice de ações da Alemanha quebra recorde e supera 13.000 pontos

Danilo Masoni

12/10/2017 15h40

MILÃO (Reuters) - O índice acionário alemão DAX superou, nesta quinta-feira, a marca de 13.000 pontos pela primeira vez em seus 30 anos de história, impulsionado pelo ânimo dos investidores com preços relativamente atrativos e um otimismo com o crescimento da economia global.

No Reino Unido, o índice FTSE também teve fechamento recorde, subindo 0,3%, impulsionado por uma nova queda da libra depois que o negociador-chefe da União Europeia, Michel Barnier, disse que as negociações do Brexit atingiram um impasse.

Voltado para exportações, e maior índice da zona do euro, com um valor de mercado de 1,2 trilhão de euros, o DAX chegou a subir 0,2%, para 13.002 pontos, antes de fechar com alta de 0,1%, enquanto o pan-europeu STOXX 600 permaneceu estável.

O DAX acumula 13% de alta neste ano e está a caminho de fechar o sexto ano consecutivo no terreno positivo, à medida que as ações da região encontraram apoio nas políticas monetárias expansionistas dos últimos anos e em meio a sinais de fortalecimento dos resultados corporativos.

Nesta quinta-feira houve um incentivo extra, uma vez que diminuíram as preocupações relativas à crise política na Espanha devido ao referendo ilegal sobre a independência da Catalunha.

"Condições favoráveis de mercado, alívio devido à redução da ameaça de separação catalã e um recorde de taxas de juros baixas e política expansionista ajudaram a levar o DAX a um novo nível recorde", disse o analista Fawad Razaqzada, da FOREX.com.

A principal alta desta quinta no DAX foi a Lufthansa, que subiu 2,3%.

(Reportagem adicional de Julien Ponthus)