IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

EUA têm queda em estoques de petróleo e alta surpreendente nos de gasolina, diz AIE

12/10/2017 13h46

(Reuters) - Os estoques de petróleo nos EUA caíram na semana passada, com um aumento no refino, enquanto os de gasolina tiveram uma alta forte e inesperada, informou a Administração de Informação em Energia (AIE) nesta quinta-feira.

Os estoques de petróleo diminuíram em 2,7 milhões de barris na semana até 6 de outubro, bem mais que as expectativas de analistas em pesquisa da Reuters, de queda de 2 milhões de barris.

Os estoques têm caído nas últimas semanas, após uma interrupção devido ao furacão Harvey que suspendeu as operações de quase metade da capacidade de refino da costa dos EUA no Golfo do México no final de agosto.

O petróleo processado nas refinarias subiu em 229 mil barris por dia, enquanto a taxa de utilização destas subiu em 1,1 por cento, para 89,2 por cento da capacidade total, segundo a AIE.

Os estoques de derivados , que incluem diesel e óleo para aquecimento, caíram em 1,5 milhão de barris, ante expectativa de queda de 2,2 milhões de barris, segundo a AIE.

Os estoques de gasolina subiram em 2,5 milhões de barris, ante estimativas de queda de 480 mil barris, levando os futuros da gasolina a ampliar perdas após os dados.

(Por David Gaffen)