IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

UE autoriza proposta de 17 bi de euros da Atlantia por Abertis

13/10/2017 11h32

BRUXELAS/FRANKFURT/MILÃO (Reuters) - A União Europeia aprovou nesta sexta-feira a oferta de 17 bilhões de euros da operadora italiana de rodovias Atlantia pela concessionária espanhola Abertis , sem exigir qualquer condição.

No entanto, a construtora espanhola ACS também está preparando uma oferta pela rival Abertis com dinheiro e ações, a qual planeja apresentar na semana que vem, de acordo com fontes com conhecimento do assunto.

Fontes disseram na quinta-feira que a oferta da ACS deve ser aproximadamente metade em dinheiro e o restante em ações recém-emitidas da construtora alemã Hochtief , que é controlada pelo grupo. O valor da oferta da ACS não é conhecido.

Pessoas próximas ao assunto disseram à Reuters que a Atlantia pode considerar tornar a proposta mais atrativa se surgir uma contra-oferta, dependendo do preço e estrutura de qualquer oferta.

A Atlantia está oferecendo 16,5 euros em dinheiro, ou 0,697 ação da Atlantia, para cada ação da Abertis. Mas a oferta é condicional aos acionistas da Abertis que controlam entre 10 e 23 por cento do capital da empresa espanhola aceitarem a oferta de ações.

De acordo com a Comissão Europeia, o acordo entre Atlantia e Abertis, que criaria a segunda maior concessionária de rodovias do mundo, não afeta a competição.

(Por Foo Yun Chee, Arno Schuetze, Matthias Inverardi, Francesca Landini e Stephen Jewkes)