IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Cade considera complexa compra da XP Investimentos por Itaú Unibanco e pede mais informações

16/10/2017 10h46

SÃO PAULO (Reuters) - O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) considerou complexa a compra pelo Itaú Unibanco da corretora XP Investimentos e pediu informações adicionais, de acordo com decisão publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira.

A Superintendência-Geral do Cade avaliou que a transação vai gerar sobreposição horizontal nas atividades de corretagem de valores, administração e gestão de recursos de terceiros e distribuição de produtos de investimentos a clientes, entre outros aspectos que podem afetar a concorrência do setor.

"Dessa forma, com o objetivo de melhor analisar a dinâmica concorrencial do mercado e as condições de rivalidade nos mercados afetados pela operação, faz-se necessário efetuar novas diligências de forma a aprofundar a análise do caso e oportunizar às partes a possibilidade de apresentação das eficiências decorrentes da operação, que poderiam contrabalançar tal concentração", disse a superintendência em despacho.

Em maio, o Itaú anunciou o acordo para a aquisição de uma participação de 49,9 por cento da XP Investimentos por 6,3 bilhões de reais. O acordo previa ainda que o banco poderá elevar sua participação na corretora para 74,9 por cento até 2022.

Às 10:44, as ações do Itaú Unibanco exibiam oscilação positiva de 0,09 por cento, enquanto o Ibovespa tinha alta de 0,3 por cento.

(Por Raquel Stenzel)