IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Futuros do minério de ferro e do aço ampliam ganhos na China

16/10/2017 09h45

Por Manolo Serapio Jr

MANILA (Reuters) - Os futuros do minério de ferro e do aço na China tiveram forte alta nesta segunda-feira, ampliando ganhos vistos na sexta-feira, com o aço tocando a máxima em um mês, impulsionado por cortes de produção na China como parte de esforços do governo contra a poluição.

O contrato mais ativo do vergalhão de aço na bolsa de Xangai chegou a subir 4,3 por cento, para 3.878 iuanes (589 dólares) por tonelada, maior nível desde 14 de setembro. O contrato depois devolveu ganhos e fechou em alta de 2,9 por cento, a 3.824 iuanes.

No minério de ferro, o contrato mais negociado na bolsa de Dalian saltou 3,8 por cento, para fechar a 463 iuanes por tonelada, após tocar máxima intradia de 470,50 iuanes.

As importações de minério de ferro pela China subiram para um recorde de 103 milhões de toneladas em setembro, o que analistas dizem ter sido uma indicação de demanda firme.

Mas operadores não estão convencidos de que a alta nos preços do minério possa durar, devido a cortes de produção previstos no inverno chinês.

"A demanda por minério de ferro no curto prazo não parece muito boa, e nós podemos ver ele cair de novo talvez em um período de duas semanas", disse um operador de minério de ferro em Xangai.