IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Grandes bancos privados do Brasil passam em teste de estresse, diz Fitch

16/10/2017 16h18

SÃO PAULO (Reuters) - A capacidade de absorção de perda dos bancos privados no Brasil segue adequada apesar do prolongado ambiente operacional desafiador, afirmou nesta segunda-feira a agência de classificação de risco Fitch.

A instituição afirma que aplicou um teste de estresse sobre esses bancos e o resultado foi que eles podem absorver uma perda significativa na carteira de crédito sem violar os requisitos mínimos de capital de Nível 1 de 2017.

"Os resultados do teste de estresse indicam que os grandes bancos privados poderiam absorver uma provisão adicional única de cerca de 140 bilhões de reais sem violar os índices mínimos de capital", afirmou a Fitch em relatório.

Pelos cálculos da agência, isso equivale a um aumento de duas vezes as provisões atuais para este grupo e significa que eles poderiam acomodar uma deterioração súbita nos custos de provisão de aproximadamente 200 por cento.

"Esse cenário é improvável mesmo sob forte deterioração macroeconômica e não é nosso caso básico", diz a Fitch.

O teste também considerou a implementação integral de Basileia III, que entra em vigor em 2019. Para a avaliadora de risco, os bancos privados mostrariam um montante de capital de Nível 1 de 93 bilhões de reais para ajustes prudenciais em etapas e deduções regulatórias aplicáveis ​​e índices mínimos exigidos aumentados de até 9,5 por cento.

"Isso ainda seria suficiente para absorver uma perda única de 14 por cento e representaria um aumento de 2,4 vezes do saldo atual das reservas dos bancos com base nos dados de junho", afirmou a Fitch.

(Por Aluísio Alves)