IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Nova rodada de negociações do Nafta termina sem sinal de acordo; conversas são prorrogadas

17/10/2017 20h14

Por David Lawder e David Ljunggren

WASHINGTON (Reuters) - Os ministros do Comércio dos Estados Unidos, Canadá e México encerraram nesta terça-feira uma disputada rodada de negociações do Nafta, dominada por demandas agressivas dos Estados Unidos, incluindo uma cláusula de caducidade sobre o pacto que as autoridades canadenses e mexicanas dizem que será rejeitada.

Os três lados concordaram em prosseguir com as negociações sobre a modernização do Acordo de Livre Comércio da América do Norte no primeiro trimestre de 2018, além do prazo de conclusão inicialmente previsto para o fim do ano.

Mas o tom do comunicado conjunto indicava que estão muito distantes.

O representante comercial norte-americano, Robert Lighthizer, queixou-se de que o Canadá e o México não estavam dispostos a aceitar propostas dos EUA em algumas áreas menos controversas do acordo comercial, e muito menos o tipo de questões que os Estados Unidos afirmam ser necessárias para chegar a um acordo.

As propostas do governo dos presidente dos EUA, Donald Trump, para remodelar o Nafta e ajudar a reduzir os déficits comerciais dos Estados Unidos criaram enormes bloqueios, deixando alguns participantes e analistas se questionando sobre como evitar um impasse.

As demandas de Washington incluem forçar renegociações a cada cinco anos, reservando a maior parte da fabricação de automóveis para os Estados Unidos e facilitando a busca de barreiras à importação contra alguns produtos canadenses e mexicanos.

Representantes dos governos mexicanos e canadenses envolvidos nas negociações disseram que essas propostas são inaceitáveis ao mesmo tempo em que enfatizam que seus governos não se afastarão da mesa. As negociações estão agora programadas para serem retomadas na cidade de México, entre 17 e 21 de novembro.

(Por David Lawder e David Ljunggren; reportagem adicional por Dave Graham e Sharay Angulo)