IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bolsa brasileira tem leve alta e busca recuperação após duas quedas seguidas

18/10/2017 11h34

Por Flavia Bohone

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa paulista operava no azul nesta quarta-feira, em movimento de ajuste após fechar no vermelho nos dois pregões anteriores, mas com investidores ainda evitando grandes apostas diante do quadro político.

A sessão é marcada ainda pelo vencimento de opções sobre o Ibovespa e sobre o índice futuro, o que pode trazer volatilidade aos negócios.

Às 11:31, o Ibovespa subia 0,36 por cento, a 76.477 pontos. O giro financeiro era de 1,56 bilhão de reais.

A análise da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer segue na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Câmara dos Deputados, com possibilidade de o parecer do relator ser votado entre a tarde e a noite desta quarta-feira.

A expectativa de que o resultado seja favorável a Temer ganhou ainda mais respaldo após o Senado derrubar, na véspera, as medidas cautelares impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao senador Aécio Neves (PSDB-MG), por 44 votos a 26.

"Além da ajuda dos tucanos, Aécio contou com a ajuda de Renan Calheiros (PMDB-AL) e Romero Jucá (PMDB-PR). É, no final das contas, uma vitória de Michel Temer, que tenta juntar forças às vésperas de votações importantes, na CCJ, e no próprio plenário da Câmara", escreveram os analistas da corretora Guide Investimentos, em nota a clientes.

DESTAQUES - PETROBRAS PN subia 0,81 por cento e PETROBRAS ON tinha alta de 0,78 por cento, em linha com o movimento dos preços do petróleo no mercado internacional. - VALE ON tinha leve alta de 0,43 por cento, em sessão marcada por ganhos nos contratos futuros do minério de ferro na China, embora ainda existam preocupações de que o consumo possa cair nos próximos meses.

- GERDAU PN avançava 3 por cento, entre as maiores altas do índice, CSN ON subia 1,32 por cento e USIMINAS PNA ganhava 0,7 por cento. Na véspera, o Instituto Aço Brasil (IABr) informou que a produção brasileira de aço bruto em setembro subiu 7,6 por cento na comparação anual e atingiu o maior nível para um único mês desde outubro de 2015. Para analistas do BTG Pactual, o dado aumenta a probabilidade de que os aumentos de preços das siderúrgicas possam emplacar. A equipe reiterou a recomendação de compra para Gerdau, diante da combinação entre o desempenho do setor e possível venda de ativos no curto prazo.[

- HYPERMARCAS ON caía 1,6 por cento, entre os destaques negativos do índice, após a Citi Corretora cortar a recomendação para os papéis para "venda", afirmando que o mercado exagerou em precificar o risco-país mais baixo e uma potencial venda da empresa.

- JBS ON cedia 2,3 por cento, tendo no radar a paralisação das atividades de compra e abate em suas sete unidades de carne bovina em Mato Grosso do Sul por tempo indeterminado por "insegurança jurídica".

- CARREFOUR BRASIL ON, que não faz parte do Ibovespa, avançava 1,16 por cento, após reportar crescimento de 5,5 por cento nas vendas brutas, excluindo gasolina, no terceiro trimestre. Pelo conceito mesmas lojas, as vendas brutas subiram 1,1 por cento no período.