IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Produção da Petrobras no Brasil sobe 2,8% em setembro ante agosto

18/10/2017 10h34

SÃO PAULO (Reuters) - A produção média de petróleo da Petrobras no Brasil atingiu 2,17 milhões de barris por dia (bpd) em setembro, volume 2,8 por cento superior a agosto, informou a empresa nesta quarta-feira.

"Esse resultado se deve, principalmente, à normalização da operação após parada programada dos FPSOs Cidade de Itaguaí e Cidade de Maricá, ambos operando no campo de Lula, no pré-sal da Bacia de Santos", afirmou a companhia.

Na comparação com setembro de 2016, a produção da Petrobras apresentou queda de 3,1 por cento.

A petroleira relatou ainda que sua produção total de petróleo e gás natural, em setembro, foi de 2,79 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), sendo 2,68 milhões boed produzidos no Brasil e 106 mil boed no exterior.

Com a produção de setembro, a média de produção da estatal no acumulado do ano está em 2,78 milhões de boed (petróleo e gás).

A média no país de petróleo atingiu 2,16 milhões de barris/dia, no acumulado do ano até setembro, acima da meta de 2017 de 2,07 milhões de barris/dia.

GÁS E PRÉ-SAL

A produção de gás natural no Brasil, excluído o volume liquefeito, foi de 81,5 milhões de metros cúbicos ao dia em setembro, alta de 2 por cento ante o mês anterior, o que também se deveu ao retorno à operação das plataformas.

"Cabe destacar que o aproveitamento do gás produzido nas plataformas operadas pela Petrobras atingiu, pelo segundo mês consecutivo, um novo recorde mensal, atingindo a marca de 97 por cento", acrescentou a empresa.

Em setembro, a produção de petróleo e gás natural operada pela Petrobras (parcela própria e dos parceiros), na camada pré-sal, foi de 1,68 milhão boed, volume 6,6 por cento acima do mês anterior.

"Esse resultado também se deve à normalização da operação dos FPSOs Cidade de Itaguaí e Cidade de Maricá", disse.

Já a produção de petróleo nos campos do exterior foi de 64 mil bpd, volume 3,3 por cento acima do mês anterior. "Esse aumento foi consequência da normalização da produção em campos produtores nos EUA após a passagem do furacão Harvey", explicou a empresa.

A produção de gás natural no exterior foi de 7,2 milhões de m³/d, 6,9 por cento abaixo do volume produzido em agosto, em função da redução da produção do campo de Hadrian South, "devido a ocorrências operacionais".

(Por Roberto Samora; Edição de Raquel Stenzel)