IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Elevadas despesas na América Latina podem minar rating soberano, diz Moody's

19/10/2017 11h55

SÃO PAULO (Reuters) - Os elevados níveis de despesas obrigatórias na América Latina testarão a capacidade dos governos de reduzir seus déficits fiscais, uma vez que a região lida com persistentes pressões fiscais que podem minar a qualidade de crédito soberano, informou a agência de classificação de risco Moody's nesta quinta-feira.

A Moody's informou ainda que o Brasil enfrenta "severas limitações" em suas contas públicas e que, com base em avaliação das despesas de 16 países da região entre 2010 e 2016, o Equador e o Panamá são os países que têm mais amplitude para ajustar suas despesas.

"O nível de flexibilidade orçamentária afeta a capacidade de ajuste dos governos se, e quando, necessário", afirmou em nota o analista da Moody´s Michael Brown.

O Brasil está na ponta mais apertada do espectro de flexibilidade orçamentária. O país tem o índice de despesas orçamentárias mais elevado em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), a maior fatia de gastos mandatórios e o maior custo de serviço da dívida.

(Por Patrícia Duarte)